Superlua
14h59 07 Abril 2020
Atualizada em 07/04/2020 às 15h13

Superlua Rosa poderá ser vista nesta terça até quinta-feira

Por Tilt - UOL
Getty
Se o céu estiver claro, a partir das 18h20 será possível visualizar o fenômeno

Um fenômeno astronômico chamado Superlua Rosa poderá ser visto no céu entre a noite desta terça-feira (7) e a de quinta-feira (9), marcando a maior Superlua deste ano, conforme informações do portal UOL

Apesar de ser chamada de “Super Pink Moon” (Superlua Rosa) nos EUA, ela não tem uma cor diferente. O nome foi dado por conta de uma planta selvagem dos EUA, a Phlox Subulata, que tem flores róseas e floresce nesta época do ano. Para observar, basta olhar para o leste desde o pôr do Sol. 

Superlua não é um termo usado por astrônomos. Na verdade, esse é um termo usado para indicar o momento em que a Lua em sua fase cheia ou nova está no ponto mais próximo do nosso planeta em sua órbita elíptica. Este ponto é chamado de perigeu.

O fenômeno contrário também existe. Quando a Lua está em seu apogeu, ou seja, o ponto mais distante da Terra em sua órbita elíptica, ocorre a chamada Microlua. Apesar Superlua ser um momento passageiro, quase instantâneo, a Lua cheia desta terça até quinta terá seu brilho "potencializado" e parecerá ainda maior.

VEJA TAMBÉM